1 de março de 2012

Desenho e projeto em CAD: dúvidas, sugestões e conceitos

Desde que comecei em 1985 com o meu Trabalho de Graduação "Arquitetura e Informática", presenciei muitas discussões a respeito das influências do uso de CAD na arquitetura. Desde então me dedico a aprimorar métodos de trabalho para desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos usando o computador como a principal ferramenta de trabalho. Desenvolvimento de aplicativos, treinamento e consultoria em empresas, ministrar aulas em universidades e mestrado na área foram algumas das atividades ocorridas em paralelo a produção de projetos.
Muita coisa se passou e tenho minhas opiniões pessoais mas, a mais importe delas é:

  • Sim, é possível projetar diretamente no computador, mas só faz isso quem gosta de desenhar/modelar neste ambiente, e só gosta quem sabe usar CAD.

É exatamente assim com qualquer método de projeto, incluindo desenhos a mão e maquetes. Gostar de desenhar é fator importantíssimo para se projetar desenhando e está sendo assim há séculos, porém estamos vendo o desenho manual perder espaço para a modelagem em computadores. Não importa se é melhor ou pior, é uma mudança que não tem volta e os jovens certamente vão escolher a tecnologia para trabalhar. A história mostra vários exemplos de quando as mudanças por avanços tecnológicos vieram para ficar.
Entretanto, isso é característica pessoal. Há jovens que adoram desenhar a mão livre, o que pode ser uma vantagem, mas está ficando cada vez mais raro, pois os jovens já vivem usando computador para muitas coisas e vão preferir usar CAD. Há informações apontando que hoje as crianças estão se alfabetizando mais rapidamente porque não precisam aprender a desenhar as letras. Se é melhor ou pior não importa, a quantidade de teclados vai continuar aumentando e as crianças vão continuar a usá-los. Há que ser achar uma nova forma de alfabetização que valorize o importante: ler e escrever bem.
Com CAD é mais complicado, mas o importante é criar boa arquitetura, portanto sugiro algumas condicionantes para a boa aprendizagem durante o desenvolvimento dos projetos nas disciplinas e cito conceitos que aumentam a produtividade e qualidade nos trabalhos.


Sugestões para conduzir a aprendizagem de projetos arquitetônicos em CAD:

  1. Não usar biblioteca de objetos prontos, principalmente as detalhadas. Use somente figuras humanas simples, peças sanitárias e alguns símbolos. Valorizar o objeto simples desenhado na proporção;
  2. Usar somente hachuras sólidas sem texturas, pois não interferem na percepção da escala e são neutras para o desenho em qualquer escala. A escolha de uma hachura com a textura representando um material depende do conhecimento preciso do seu resultado impresso;
  3. Desenvolver uma linguagem arquitetônica a partir do desenho impresso. Clareza na representação gráfica, tamanho das letras, cotas, símbolos, tipos e espessuras das linhas podem e devem ser controlados. Aprender a observar e buscar a proporção correta de acordo com a escala para acrescentar gradativamente os itens anteriores;
  4. Pedir alterações do projeto durante a aula e observar a desenvoltura do aluno diante do computador para avaliar sua condição na utilização de CAD durante a busca de uma nova alternativa. Professores de arquitetura fazem isso com o desenho manual e precisam fazê-lo também no computador. Sou da opinião que para uma boa assessoria de projeto é necessário o trabalho impresso em escala adequada, mas ter o CAD acessível ajuda. Se o aluno não demonstra vocação de fazer diretamente no papel, deverá necessariamente resolver diretamente no CAD;
  5. Recolher cópias dos arquivos de CAD, de imagens e principalmente os PDFs das folhas produzidas já configuradas para impressão em papel e fazer um histórico do trabalho. Um Pendrive comporta milhares de arquivos, por isso cabe ao responsável por recolher criar pastas com as aulas e salvar os arquivos com o nome do aluno.
  6. Fazer modelos 3D observando aspecto construtivo, isto é, modelar estrutura, cobertura, vedações/aberturas, etc. Algumas pessoas têm mais dificuldade, mas 3D é uma ferramenta surpreendente nas possibilidades de compreensão do projeto. Plantas, cortes e elevações podem deixar despercebido algum detalhe que no modelo 3D não passa, pois tudo tem e deve resolvido ao mesmo tempo.

 Conceitos importantes a serem explorados:
  1. Aprender a usar o CAD intuitivamente. Deve ser assim com qualquer método de trabalho em projeto para o arquiteto. Uma boa comparação é com ato de dirigir um automóvel. É complicado, mas fazemos "automática-mente", isto é, intuitivamente. É mais fácil para uns do que para outros, porém é fazendo que se aprende;
  2. Aprimorar a percepção de escala por proporção. Na tela do computador a escala varia então, temos avaliar as medidas observando uma referência, como uma malha ou algo já desenhado que sabemos o tamanho. Não dá para se acostumar com uma escala e lidar intuitivamente com os objetos como fazemos a mão livre;
  3. Conhecer geometria faz tudo ficar mais fácil para quem desenha. O alinhamento dos desenhos na área de trabalho simulando o método de alinhar ou sobrepor folhas é o mínimo a ser feito. É o mesmo recurso para usar as medidas já lançadas nos desenho à mão e em folhas transparentes. Projeção ortogonal, paralelismo, concordância, tangente, etc., são muito facilitados pelo CAD, mas é fundamental saber onde aplicar;
  4. Saber controlar a informação é tudo em Informática. Controlar as propriedades dos objetos, buscar e manusear seus dados, usar os recursos de organização, proteção e repetição de conteúdo faz o usuário de CAD dar grandes saltos na produtividade, pois o desenho é informação também. Todo CAD tem comandos para estas funções, mas sempre com características próprias, porém com funcionamento semelhante;
  5. Polêmica do BIM (building inteligent modeling). Há vários softwares que geram todos os desenhos a partir de objetos arquitetônicos inteligentes em 3D com grande volume de informação. São excelentes, provavelmente a ferramenta de trabalho do futuro, porém podem ser muito mais prejudiciais a aprendizagem porque oferecem objetos prontos dos quais o estudante ainda não tem conhecimento, como escadas, aberturas, coberturas, etc. O BIM foi criado para automatizar o desenvolvimento do projeto para quem já sabe projetar e não de quem está aprendendo, portando só deve ser permitido em casos específicos. A sua chegada definitiva ainda vai ser mais transformadora que a do CAD.

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