2 de janeiro de 2012

O Primeiro Desenho

É importante saber:


Se você está começando com o CAD, devo alertar que há inúmeras maneiras de se usar o AutoCAD e sempre pode aparecer alguém te dizendo: "faz assim que é mais fácil". Você que deverá decidir se aceita o conselho, mas muita informação no início confunde e por isso aconselho consultar a pequena apostila e vou colocar alguns pontos importantes.

  1. Você deve aprender o básico primeiro. Ensinando CAD a arquitetos e estudantes de arquitetura por 20 anos afirmo que aprender a construir desenhos com poucos comandos (LINE, OFFSET, TRIM, EXTEND) é o primeiro passo. Velocidade e outros comandos vêm depois.
  2. Saber construir os desenhos que estão no papel. Programas CAD são feitos para quem sabe desenhar. Se você está aprendendo, use o CAD para aprender a desenhar, mas o item anterior é mais importante ainda. Use um desenho simples como o da primeira aula e refaça-o até ter certeza de cada clique, de cada comando, para depois seguir em frente.
  3. Procure descobrir como você memoriza melhor os comandos, isto é, clicar no ícone ou digitá-lo. Geralmente os usuários experientes digitam e isso pode ser muito rápido, mas acho que para quem esteja aprendendo, e principalmente se não tem boa memória para os comandos, pode ser pior. Meu conselho é para navegar pelos menus. Se você digita, você sempre vai usar o mesmo comando, mas se você "passeia" pelo programa vai encontrar muita coisa nova, mesmo que esteja usando um comando básico.
  4. Aprenda a se comunicar com o CAD. Toda vez que acionamos um comando aparecem opções, perguntas além das atitudes para executar a seqüência do comando. Tudo isso fica aparente na tela e é fundamental saber olhar, interpretar e responder corretamente. Fazer isso com uma receita pode ser o primeiro passo, mas usar CAD na forma de "decoreba" é muito inseguro, pois sempre acontecem coisas inesperadas e desconhecidas. Simplesmente apertar teclas sem saber o que está acontecendo não te levará a lugar nenhum.
O Primeiro Passo:
O AutoCAD teve uma mudança muito grande na interface (tela) a partir da versão 2009, que por suas vez ainda passou por uma melhorias, e já as versões 2010, 2011 e 2012 são muito parecidas, portanto os vídeos feitos com qualquer destas versões são bem atualizados. Tente fazer este primeiro desenho assistindo este primeiro vídeo abaixo. Se quiser, deixe sem os móveis, pois há um vídeo que ensina colocá-los.



Se ainda estiver difícil, veja ao lado uma seqüência passo-a-passo da montagem do desenho a partir de linhas paralelas, do mesmo modo como montamos os desenhos no papel com as réguas paralelas e esquadros. O próximo o vídeo é mais antigo AutoCAD 2002, mas que fala detalhadamente das configurações básicas, da montagem do desenho a partir de linhas paralelas como forma de colocação de medidas. O AutoCAD mudou, mas as maneiras mais antigas de montagem dos desenhos ainda podem ser usadas.




Continuando:
Como eu disse no item 2, repetir várias vezes o mesmo desenho dá segurança, portanto repita o desenho acima até conseguir fazê-lo em 15 minutos, mais ou menos. Não importa quanto tempo você demorou para fazer a primeira vez, o que importa é o tempo que demorou na segunda vez.
Se você ainda está aprendendo a desenhar e tem dificuldade com as medidas ou para compreender os desenhos, a minha sugestão é desenhar alguma coisa que você conheça bem, por exemplo, a planta do seu quarto desenhando os móveis também. Pode ser muito simples como você conseguir, o importante é medir e construir o desenho, afinal você está aprendendo a desenhar. É muito difícil aprender CAD, seja 2D ou 3D, sem saber o que está fazendo. Cada linha, cada volume, cada forma tem um motivo para estar no desenho. Ver o motivo é muito mais fácil que imaginar.
Ai, o próximo exercício é a casa abaixo. É melhor salvar as imagens e imprimir para poder anotar, medir, etc. Algumas medidas não estão colocadas. Tente descobrir observado o desenho, é assim que fazemos. Boa Sorte!







7 comentários:

Daniel disse...

Cara, você não tem os desenhos em um resolução maior não?

É porque não consigo visualizar direito as medidas.

abraços, espero ser ajudado.

Alexandre Panizza disse...

É melhor salvar as imagens e imprimir para poder anotar, medir, etc. É muito ruim desenhar trocando de tela.

ideias novas disse...

alexandre foi bastante esclarecedor
eu estou começando a desenhar ja fiz pequenos desenhos de casas agumas ferramenta eu nen sabia quais as funçoes elas tinhan

Miguel disse...

Tem como disponibilizar o link do vídeo ensinando a inserir móveis?

Anônimo disse...

Excelente tus comentasrios y tus classes de autocad lo felicito y espero poder entenderlo del todo
muchas saludos sr. panizza
Alberto Escobar
Colombia

vania disse...

Vc tem msn, orkut, facebook, é possível conversar com vc, to fazendo o curso e minha maior dúvida esta na hora de fazer os cortes eu não consigo visualisá-los. Desde já eu te agradeço, sua video aula é muito interessante. Meu orkut: vania.sabadini@gmail.com

Anônimo disse...

Quase chorei de emoção, rsrsr quando consegui fazer um desenho entendendo o que estava fazendo, estou cursando Eng. Civil, e a minha maior dificuldade é no tal CAD, minha professora nem perde mais tempo nas noções básicas, já fala logo para assistir os seus videos antes das aulas dela.
Parabéns pela sua didática e disposição em ensinar, ser professor é uma vocação.
Wanessa - Tocantins

Cadopolis Selected Feeds