27 de julho de 2010

Inserção de Blocos de Objetos, ajustes de Menu e seu uso com atalhos

Atendendo as muitas perguntas que recebo sobre a biblioteca de objetos que uso no vídeo de AutoCAD 2D, eu fiz este vídeo ensinado formas diferentes de usar os arquivos que disponibilizei para baixar.
O Rcad é um aplicativo que comecei desenvolver no inicio da década de 1990 para facilitar a utilização do AutoCAD em arquitetura. Ele trazia comandos AutoLisp para ajustes de cotas, texto, para manusear layers, polylines, blocos e objetos colocados em menus. Hoje muitos destes comandos não funcionam mais por causa do próprio avanço do AutoCAD.
Hoje também o AutoCAD tem muitos comandos que o Rcad possuía e desenvolvimento de um pacote como este é muito trabalhoso pelo retorno que dá.
No vídeo eu também falo sobre achar comandos e navegar nos menus. Falo também dos atalhos, que em minha opinião, buscar os comandos nos menus, pode não ser mais rápido, mas se o usuário tiver a curiosidade de observar e tentar conhecer vai aprender muito mais. É a curiosidade que move a aprendizagem.
Mas, como navegar por menus não é a única forma de aprender, e se você adora atalhos, então entre em: EXPRESS / TOOLS / COMMAND ALIAS EDITOR. Ou digite ALIASEDIT ... ele não tem atalho. Lá tem todos os atalhos e você pode alterá-los.
Boa Aula!

17 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre, aprendo mto com suas aulas.
Estava assistindo o video de "inserçao de blocos de objetos", e no video vc diz que nao consegue achar a opçao "Units", nao sei se vc jah notou, mas exite no canto esquerdo superior do autocad 2009, uma letra "A" escrita na cor vermelha. Clica na letra, procura a opçao "Format"
e procura nas ultimas opçoes a opçao "units". No meu autocad nao tem a opção que vc usa no video. Soh estou mostrando outro caminho.
Obrigado por todas as informaçoes que vc tem no site!
Melhor site de autocad que eu jah vi!
Abraços!

Ma G. disse...

Oi Panizza!!!
Fui sua aluna em 2008 acho, ou primeiro semestre do ano passado no curso de cad na PUC-campinas, sou da turma 08...
Tranquei a faculdade e estou em Chicago, e vou começar a fazer um curso de Revit aqui... Você sabe se já estão disponíveis versões completas de autocad e revit pra MAC?
Nunca esqueço desse sue site, é otimo! Mão na roda!

Alexandre Panizza disse...

Oi Ma! Que bom que voce aproveita meu trabalho, sempre é uma satisfação. Já ouvi varias vezes sobre autocad no mac, nunca vi, nem nunca escutei de alguem que usou. Como tudo no mac, deve ser bom.

Wilson Freitas disse...

Grande professor !
Sou médico, e graças a sua generosidade estou dando os primeiros passos no AutoCad.
Planejo a reforma de um pequeno apartamento que acabo de comprar.
A intenção deste comentário é lhe parabenizar e agradecer...

Anônimo disse...

Alexandre,
Gostaia de parabenizar pelo seu trabalho, você tem um talento e tanto.
Seu blog está na minha lista dos favoritos.
Abraço.

Sara, São Paulo.

IEDA disse...

moro em sinop mt e ja fiz cuso de cad suas aulas na net faz com que eu reforce oque faltou parabens

Anônimo disse...

Ola, apesar dos meus 58 anos, não sei nada de AutoCAD. Tenho o 2011 em português, gosto de desenho arquitetônico e com esta aula estou animado. Acho que ainda vou aprender.
Obrigado
Roberto.

Anônimo disse...

Comando Units no Autocad 2010. Clicar na letra A (canto superior esquerdo), escolha a opção Drawing Utilities e em seguida Units

Jack Nunes disse...

Gostei, foi muito com descobrir que tem pessoas como o Sr. para tirar duvidas.
Muito obrigado e parabens

Keila Aman disse...

INCRÍVEL!!
AMEI!!

ESTAVA PESQUISANDO SOBRE CAD E ENCONTREI SUAS AULAS, TENHO QUE ENTREGAR UM PROJETO COMERCIAL QUE POSSUI ESCADAS E NÃO SABIA COMO FAZER...AGORA TENHO UM CURSO GRATIS!! RSRS...ESTOU MUITO FELIZ DE ENCONTRAR SUAS AULAS AQUI...MEU PROFESSOR VAI SE SURPREENDER...POIS SE DEPENDER DE SUAS AULAS EU IREI LONGE!!

MUITOOOOO OBRIGADA!!!

MIRELA disse...

DESEJO SER ARQUITETA E É OTIMO APRENDER ALGUMAS COISAS COM VC MUITO OBRIGADA POR TUDO.QUERO CONTINUAR ASSISTINDO AS SUAS AULAS É TUDO TÃO BEM ESPLICADO.VOCE É UM OTIMO PROFESSOR OU ENTAO ARQUITETO.

Anônimo disse...

Hi, decent post. I have been pondering this topic, so thanks for sharing. I'll likely be coming back to your posts. Keep up the superior work

Anônimo disse...

Prezado Prof. Panizza,
Conheço seu belo trabalho há muito tempo. Parabéns. Estou começando a estudar AutoCAD novamente e ao assistir o seu vídeo o Sr. indica a utilização do ACAD como template (sistema inglês). Como nosso sistema de medidas é o métrico, não seria melhor utilizar o ACADISO?
Aproveito para lhe cumprimentar e lhe desejar muito sucesso, saúde e paz.
Um abração, Said

Alexandre Panizza disse...

O ACADISO está ajustado para milímetros e não metros, dá para usar, mas tem que alterar a unidade também e os ajustes são outros. Esta decisão está relacionada com acontecimentos nas primeiras aulas nas universidades. É mais fácil ensinar assim, porém, se sabre achar o caminho, tanto faz. O template da aula de annotative objects foi iniciado a partir do ACADISO.

Anônimo disse...

Obrigado, graças às suas aulas estou a aprender autocad. Na partilha do conhecimento se cria um mundo melhor.

Unknown disse...

Alexandre, estou começando do ZERO mesmo, gostaria de agradecer pelas aulas (sem custo) e pelo belo website com todas essas ferramentas de aprendizagem, um abraço.

José Luís disse...

Estou iniciando no Cad, muito boa a sua maneira de explicar. Parabéns!!! é bom saber que ainda existem pessoas como vc, que utiliza o seu tempo em benefício dos outros.

Cadopolis Selected Feeds