15 de abril de 2008

Introdução ao Sketchup

Instruções Básicas

  • O software Google Sketchup pode ser baixado gratuitamente do site www.sketchup.com. Esta versão é quase igual a profissional, porém não importa arquivos do AutoCAD. A versão profissional funciona por algumas horas.
  • Logo na primeira vez que o programa é carregado aparece uma janela perguntando a forma de iniciar um arquivo: em visualização 3D ou 2D e a unidade de trabalho. Escolha 3D e metros. Logo abaixo estão as outras maneiras de se fazer esta configuração.
  • Em Janela (Window) / Instrutor (Instructor) abre-se uma janela que mostra, em tempo real, o funcionamento e suas opções do comando quando executado.
  • Em Ajuda (Help) / Vídeo Tutorials há uma acesso ao site com vídeos explicativos sobre procedimentos de construção de objetos em 3D.
  • Há uma apostila completa desenvolvida pelos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Viçosa. Acesse aqui


Configurar unidade de trabalho para os novos desenhos:
  • Window / Preferences /  Template  /  Meters
  • Janela / Preferências / Modelo / Metros


Configurar unidade de trabalho para o desenho em uso:
  • Window / Model Info / Units / Format: Decimal / Meters
  • Janela / Informações do Modelo / Unidades / Metros


Digitar Medidas:
  • No canto inferior direito tem o mostrador de medidas. Digitar as medidas e pressionar ENTER. Usar vírgula para separar as casas decimais e ponto e vírgula para separar coordenadas: X,xx;Y,yy


Barras de Ferramentas:
  • Para ligar e desligar as barras entre em Visualizar (Views) / Barra de Ferramentas (Toolbars)
  • Opção é ligar uma barra com vários ícones:
    Conjunto Grande de Ferramentas - ( Large Tol Set )
  • Outra barra de ferramenta que faz falta é a Views


Mouse:
  • Botão esquerdo: desenhar, selecionar
  • Botão direito: menu de contexto. Mostra opções aplicáveis aos objetos que estão selecionados.
  • Botão do meio (rodinha):
    Girar: zoom;
    Pressionar+arrastar: rotacionar perspectiva;
    Shift+pressionar+arrastar: movimentação lateral (pan)


Componentes e grupos:
  • O Sketchup tende a colar objetos uns nos outros e depois fica difícil separar. É fundamental a criação de componentes (blocos) ou grupos. A diferença entre os dois é que quando um componente é atualizado todas as suas cópias são atualizadas também. Como o bloco no AutoCAD. O grupo não tem nome e é desvinculado de suas copias.
  • Para cria-los é só selecionar objetos, clicar como botão direito do mouse e escolher make component ou make group e os objetos ficam agrupados.
  • Materiais aplicados a componentes ou grupos cobrem todas as suas faces de uma vez. Para editá-los basta dar dois cliques para “entrar” e editar faces separadas.


Layers:

Em Janela (Window) / Camadas (Layer), abre-se a janela para criar e gerenciar os layers. São usados para ligar e desligar objetos e, assim, facilitar seu manuseio. É praticamente impossível de se fazer um trabalho de médio porte, ou maior, sem uma utilização organizada de layers.



Importar desenho do AutoCAD:
  • Somente a antiga versão 6 e a versão profissional importam arquivos do AutoCAD
  • Abrir o arquivo no AutoCAD, em Format / Units ; colocar a Insertion Scale em Meters e salvar
  • No sketchup, se certificar que a unidade está em metros
  • Entrar em Arquivo (File) / Importar
  • No tipo de arquivo escolher ACAD files (dwg / dxf)
  • Em Opções (options) / Escala; colocar metros
  • Procurar o arquivo e abrir
OBS.: o conteúdo do arquivo fica como grupo (bloco)

Boa Aula!!!!

Introdução ao Sketchup - parte 1


Introdução ao Sketchup - parte 2


44 comentários:

Atelier Luna Bycau disse...

Olá Alexandre, estou maravilhada com esse curso. Comecei a fazer o autoCAD a uma semana e estou amanda. Esse que você usa o 3D é diferente do meu. Estou usando o autoCAD2004.
Gostaria de saber se vc teria um passo-a-passo desde o início mesmo, tipo o primeiro dia de aula.
Aguardo sua resposta, enquanto isso vou assistindo teus vídeos no youtube.

Um abraço,
Claudia moreira

Alexandre Panizza disse...

Claudia, tudo mudou em 3d a partir do Autocad 2007. Aula desde os primeiros comandos eu ainda não fiz. Quem sabe um dia....

Unknown disse...

coloque novos videos de auto cad por favor!!!!!!! e me explique a funçao do sketchup,para que serve e qual a diferença para o cad 2008.

Alexandre Panizza disse...

Oi Rubens, são muitas as diferenças entre os dois. O AutoCAD é mais completo e muito poderoso em todos os aspectos. Sempre foi um dos mais usados em desenhos tecnicos 2D e foi incorporando o 3D gradativamente.
O Sketchup nasceu 3D, é mais simples, muito intuitivo, aparentemente mais fácil, mas se bem manuseado, é capaz de grandes trabalhos. Sempre deu enfase ao manuseio direto do desenho e com aparência de esboço (sketch).
Para desenho 2D o Sketchup não serve.

cantinho da giselly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cantinho da giselly disse...

Bom dia Alexandre...
A planta baixa do Cad 2D pode ser importada para o sketchup, mas como faço para depois de importado este mesmo processo de elevação das paredes e acabamentos? Há algum segredo? Pois não consegui fazer.

Alexandre Panizza disse...

Você pode clicar com o botão direito e explodir, porém, é melhor mesmo desenhar por cima. Pode parecer mais trabalhoso, mas assim voce tem mais controle do que faz. Dá menos problema. Boa Sorte!

cantinho da giselly disse...

Boa Tarde Alexandre,
Como faço para congelar uma imagem do meu desenho?
Quero congelar as imagens tipo fotos dos quatro lados e uma vista por cima, como devo fazer?
Não estou sabendo usar a ferramenta camera...

Unknown disse...

Oi, Alexandre Panizza! Gostei muito deste programa; é bem mais simples q o autocad. Eu gostaria de saber se vc tem mais aulas dese tipo. Desde já muito obrigado

Alexandre Panizza disse...

Oi Flavio, ainda não fiz mais aulas, mas vou fazer. Esse programa é muito legal, mas tem gente que não gosta. Entre os meus alunos na Universidade ele vem ganhando muito espaço.

milene disse...

oiii panizza
nao consigo desagrupar meu projeto..precisso deletar uma linha e se eu fizer isso, ira deletar tudo...
aguardo resposta urgente
grata

Alexandre Panizza disse...

selecione o objeto, clique com o botão da direita -> explode.

Atelier Luna Bycau disse...

Olá de novo, a paixão agora é pelo sketchup. Aprendi a fazer planta baixa humanizada e vou rumo oa sketchup. Já vi várias vídeo-aulas, mas nenhuma esplica como fazer a renderização e o "tour" pelo ambiente. Como se faz isso? Preciso de outro programa?
Queremos mais aulas. Você esxplica de maneira tão clara.
Obrigada e parabéns.

Auto CAD disse...

Alexandre, uso o cad 2D à algum tempo, só agora estou começando a conhecer o 3D através de suas video-aulas e estou gostando, mas aínda não dei conta de elaborar uma renderização de um projeto em 2D para efeito de perpesctiva para apresentar ao cliente. Gostaria de poder contar com suas informações que vem me ajudando e muito!.
Obrigado e um abraço.
Djalma Soares
Lagoa Santa - MG

Alexandre Panizza disse...

Fazer renderização com materiais e luz é meio complicado. Pretendo chegar até lá com as aulas, mas isso vai depender do retorno que isso vai dar. Obrigado pelo interesse.

Anônimo disse...

Olá Alexandre! Parabéns pelas video-aulas, estão ótimas. Gostaria de saber como inserir aquela paleta "Rcad" que você utiliza em um dos videos para inserir os móveis e outras peças, é possível baixar essa extenção? Onde?
Desde já agradeço sua atenção, obrigado
Eduardo A. T. Sanches
Sorriso - MT

Anônimo disse...

problema
tenho uma parede redonda 1/4 de uma circunferencia e tenho nessa parede, janela, sao 5 janelas de 0.53x1.20 que lado a lado formam uma grande janlea curva, mas noa consigo fazer o buraco delas no sketchup, uso a versao 7
se puder me ajudar agradeço
se quiser meu email é
marconi.nalim@hotmail.com

Alexandre Panizza disse...

Você pode fazer uma caixa atravessando a parede, selecionar e ir em EDIT Intersect. Daí vc apaga os pedaços. Assim dá.

Unknown disse...

Olá Alexandre. Realmente voce é o cara. Adorei as explicações do AutoCad e o Sketchup, mas me tira uma dúvida por favor, o Sketchup é uma ferramenta do Autocad ou são completamente distintos, com certeza o Sketchup é um pouco mais fácil de aprender e enterder neh?...
Obrigado pela Atenção

Alexandre Panizza disse...

Oi, eles são completamente distintos é até concorrentes. O AutoCAD é mais completo (2D, 3D render... tudo) e dá mais controle do que se faz, porém tem muito mais informacões. O Sketchup é exclusivo pra 3D é mais simples, não te dá muito controle (faz o que ele quer) mas é muito bom, fácil de usar e poderoso tambem. Um ou outro? Depende do gosto. Eu gosto dos dois. Vai do dia e do tipo de trabalho. Boa Sorte!

Stella Melo disse...

Olá Prof.Alexandre. Eu acabei de descobrir sua aula no Youtube e então cheguei até aqui.Se vc fizer um DVD de SketchUP eu
compro já ok? Eu tb sou arquiteta e to começando com SU contudo eu jah uso oAutoCad 2D,mas nunca me interessei por 3D.Suas aulas são otimas e vc tem didatica.Muito importante.Faça logo o DVD ok? Eu garanto q compro,pois eu adorei suas aula de sketchUP,Parabéns!!!

Alexandre Panizza disse...

Oi Stella. Eu tenho as aulas do blog em alta resolução que permite uma melhor visualização dos comando. Para comprar entre em arquiteturacomcad.com.br
Obrigado.

Unknown disse...

Olá pessoal!!! Sou desenhista mecânico industrial, porém amo arquitetura, uso sketchup a 2 anos, ta ai um dos meus projetos:
http://img215.imageshack.us/img215/4841/mj05.png
um quarto feminino que fiz atualmente.
Para aqueles q tem um certo "preconceito" com sketchup posso dizer que não tem noção da força dele. Ele tem infinitos recursos abreviados em poucas ferramentas, integrando-se com vários renderizadores entre eles Kerkhytea, Indigo, Maxwell e v-ray (utilizado em grandes softwares como o 3Dsmax, Maya, Cinema 4D)tá se tornando candidato a altura, sem contar os plugins que se encontra gratuitamente para integrar ao programa e também um site da própria google para colocarmos nossos projetos e componentes para download, interagindo com outros usuários!!!
Espero ter ajudado àqueles que ainda tenham certas dúvidas quanto ao uso do sketchup!!! Abraços!!!

Unknown disse...

So uma duvida, o sketchup ele é considerado um programa com para se trabalhar com desenhos 3d ? tipo revit ou o solid ou até o 3d studio max nao seria mais completos ? Ou o sket da google da conta do recado ?
pelo ou eu vejo nao tenho dificuldades nos comandos, sao bem basicos, porem os desenho saem completos, ele perde em relacao 3d do auto cad ? em questao de efeitos, cores, texturas, mobiliario ? ou isso é balela ?

Alexandre Panizza disse...

O Sketchup é simples e surpreendente, além de suficientemente poderoso para fazer grandes trabalhos, mas não faz render nem animação como o Max e não tem ferramentas de objeto arquitetônico do revit ou as de mecânica do solid. Enfim, a comparação não cabe. O autoCAD é mais completo, dá mais controle no trabalho e faz render. A historia é longa, polêmica e dependo do gosto de cada um.

Getuliofp1 disse...

Bom dia Professor Alexandre.
Sou estudante de Segurança do Trabalho no Senai sc.
Trabalho na Contrução Civil, tive meu primeiro contato com AUTO CAD,neste ultimo semestre, com muita dificuldade. Conheci teu trabalho no Canal do You Tube. Tenho recomendado atraves do E-mail da sala (seguranca12@yahoo.com.br) aos meus colegas.

Getuliofp1 disse...

Bom dia Professor Alexandre.
Sou estudante de Segurança do Trabalho no Senai sc.
Trabalho na Contrução Civil, tive meu primeiro contato com AUTO CAD,neste ultimo semestre, com muita dificuldade. Conheci teu trabalho no Canal do You Tube. Tenho recomendado atraves do E-mail da sala (seguranca12@yahoo.com.br) aos meus colegas.

Unknown disse...

Panizza, onde que eu acho mais variações de componentes de plantas para o sketchup?

Anônimo disse...

professor alexandre eu queria saber como faço para importar projetos feitos no autocad 2009 para o sketchup

Alexandre Panizza disse...

Oi, a ultima versão (7) do sketchup vem sem a opção de importar do AutoCAD. A 6 ainda importa e também apareceu um plugin pra fazer isso. A versão paga importa.

Maricota disse...

Tudo bom Panizza?
Você sabe como chama este plugin para importar arquivos do autocad para o sketcup 7?
Muito obrigada,

Mariana

Alexandre Panizza disse...

O link é este:
http://sketchup.google.com/intl/en/download/plugins.html#dwg

Maricota disse...

Muito obrigada.

Mariana

Unknown disse...

Boa noite, Alexandre!

Bem, eu sou iniciante e estou com dificuldades. Eu não consigo colocar o template que você citou no Youtube "Architecture 3D Meters", pois o Sketchup só me dá duas opções: Arqchitecture Inches ou Architecture Milimetres.

Grata,

Daiene.

Unknown disse...

... Quando eu tenho dar Push/Pull na janela, a profundiade da parede aumenta, em vez de criar o buraco da janela. Tô confusa!

Daiene.

Ana Laura Silva disse...

Oi Panizza!!! td bom?
Tenho uma duvida sobre o sketchup? Fiz um projeto no programa, e qndo estava colocando os moveis sumiu tudo, a tela ficou verde como se tivesse reiniciado o programa e o desenho sumiu. onde posso resgatar esse desenho?? o programa tem dessas falhas??
Aguardo resposta.
Obrigada.

Alexandre Panizza disse...

Oi!
Eu não conheço estas falhas, assim de sumir tudo. Travar acontece. O Sketchup salva automaticamente e também faz um arquivo Backup, tudos na mesma pasta que voce está salvando. Boa Sorte!

Anônimo disse...

Oi Panizza! Td bem?
Que legal... Comecei a aprender o sketchup quinta feira passada, no esquema auto-didata mesmo, e tá dando super certo. Já fiz um 3D de uma churrasqueira.
Fui no google procurar a solução de uma dúvida e achei sem querer o seu blog. Fui sua aluna na UNIP.
Vou salvar a página, pra entrar sempre e checar as novidades.

Dorival disse...

Bom dia Alexandre!

Aprendi muito com os seus videos do SketchUp,...Parabéns pelo seu trabalho!

Anônimo disse...

Boa noite Alexandre, quero primeiramente dizer que está de parabêns pelo site, sou estudante de arquitetura e está me ajudando muito!!!!! Estou com grande interesse sobre o Sketchup, tenho instalado em meu computador o progecad e o sketchup8, estou instalando autocad 2011!!! Tenho dúvidas, pois já instalei plugin de importação dwg, mas quando vou importar no sketchup, não consigo, meu programa não encontrar nada de cad, pois queria passar uma planta baixa para lá e assim treinar mais!!!!! Vc pode me ajudar??????
Obrigada Carla.

Alexandre Panizza disse...

Oi Carla,
eu ainda não instalei o Sketchp 8, mas é preciso escolher o tipo de arquivo no campo abaixo do nome. Sempre foi assim. Escolha AutoCAD files dwg ou dxf.

Anônimo disse...

Opa!Prof. Alexandre, só quero agradecer pelas videos aulas,Muito Obrigado Mesmo, Deus Abençoe.

Marcos Silva Alves disse...

Olá prof. Alexandre, não poderia deixar de comentar e agradecer pelo seu grande trabalho.Seus videos são muito bons, já vi praticamente todos, sou estudante de arquitetura e todo esse material tem me ajudado muito que Deus o abençoe cada vez mais nesse ótimo trabalho, obrigado professor.

Aguinaldo Sant´Ana disse...

Olá Professor Alexandre, estou impressionado com as possibilidades do Sketchup, vendo uma aula sua, mostra como copiar um sólido dentre os vários componentes, quando copio e preparo modificações, o sólido anterior não recebe as modificações...pode me ajudar? acredito que deva estar faltando algum comando. abraço

Cadopolis Selected Feeds