2 de agosto de 2007

Primeiros passos com o AutoCAD 2D

Nesta postagem com conteúdo, quero oferecer o ponto de partida. Então uma pequena apostila feita para o AutoCAD 2000, mas com pequenas alterações. Fala sobre os principais comandos, a interface, arquivos e venho utilizando-a sempre em minhas aulas.

Por ser pequena e resumida, ela é fácil de usar. Abaixo o link do arquivo PDF

Link para a apostila

Depois do primeiro contato, tem outro arquivo em formato de imagem que mostra, passo a passo, a montagem de um desenho arquitetônico. A seqüência faz uma analogia ao desenho de prancheta fazendo primeiro as linhas de construção da planta e depois com o comando trim corta-se os cantos de paredes e aberturas. Se fosse no papel estaríamos usando um grafite mais grosso.

Como os vídeos 1 e 2 são com AutoCAD 2002, coloquei um novo vídeo usando outro método no AutoCAD 2010, que tem uma área de trabalho muito diferente, mas fazer como nos primeiros vídeos é mais simples, mais didático.

AutoCAD 2D Aula 1


AutoCAD 2D Aula 2


Início Planta 2D - Atualização 2010


Veja também as publicações:
Inserção de Blocos de Objetos, ajustes de Menu e seu uso com atalhos
Área de Trabalho

34 comentários:

"Familia" disse...

Amo arquitetura... Não sou arquiteto "ainda", sou projetista e estou migrando para o CAD. Seu blog é de uma importância sem precedêcia... contitune firme... Parabéns!!!

Anônimo disse...

Olá Alexandre,

Primeiro meus parabéns pelos videos e pelo site. Gostaria de saber onde posso conseguir essa biblioteca RCad citada no segundo video?

Desde já obrigado!

Alexandre Panizza disse...

Oi Eduardo,
Os AutoCADs mais novos mudaram muito e ele não funciona corretamente. Devo lança-la de outra forma em breve. Obrigado.

Anônimo disse...

Nossa, Alexandre, muito bom mesmo o seu blog.
Estou na faculdade cursando Design de Interiores.

Fiz um curso de AutoCad, mas faz um tempo, portanto enferrujei em algumas coisas. Amanhã mesmo eu tenho um teste na Paroma, seu blog me ajudou muito!

Obrigada! Continua assim.

Unknown disse...

Adriano:
Ótimo o seu trabalho professor alexandre ,eu estou estudando a area , qual o melhor metodo de estudos que devo tomar para dominar mais o autocad?
Obrigado.

Alexandre Panizza disse...

O Melhor método para aprender a desenhar é pegar algum coisa do seu interesse de desenhar, desenhar, desenhar, imprimir, desenhar, imprimir..... enfim, praticar.

Unknown disse...

Alexandre, vi uma video aula sua onde havia uma biblioteca de blocos, onde abria uma miniatura dos blocos, podeira me explicar como posso fazer isto? é algum plug in?

Alexandre Panizza disse...

Oi Maria, é mais ou menos. Eu desenvolvia este aplicativo, mas não consegui acompanhar o AutoCAD. Muda muito e a venda do aplicativo não compensava. Aí parei.

Marcos Braga disse...

encontrei hoje, ja fazia algum tempo q estava procurando, sao mt boas suas aulas, esta mim ajudando e mt, essa sua apostilha o link na ta pegando vc pode manda?
agradeço

Marcos Braga disse...

encontrei hoje, ja fazia algum tempo q estava procurando, sao mt boas suas aulas, esta mim ajudando e mt, essa sua apostilha o link na ta pegando vc pode manda?
agradeço

Alexandre Panizza disse...

Obrigado,
Acertei o link.
http://www.arquiteturacomcad.com.br/arq-cad/Apostilas/AutoCAD-introdução.pdf

Danilo disse...

Qual é o melhor auto cad para trabalhar com plata baixa?

Alexandre Panizza disse...

Qualquer AutoCAD é bom o bastante, mas quanto mais novo mais recursos. Use o que você preferir.

Unknown disse...

eu tenho15 anos estou no segundo ano e quero ser uma arquiteta mas
eu queria um pouco mas de infofomaçao vc poderia min dar

Unknown disse...

eu tenho15 anos estou no segundo ano e quero ser uma arquiteta mas
eu queria um pouco mas de infofomaçao vc poderia min dar

Unknown disse...

muuto bom mesmo o seu blog, mais gostaria de saber que se eu mandar a minha peça pra grafica ela irá sair com o tamanho que eu gostaria. por exemplo se eu colocar 60.00mm e mandar pra impressão, no real vai ficar o 6.0cm que eu preciso? obrigada!

THIAGO MEDEIROS disse...

Alexandre, existe a possibilidade de importamos uma imagem do google earth e jogarmos no autocad para podermos tirar as curvas de níveis?

Alexandre Panizza disse...

Não conheço esta possibilidade nos comandos comuns do AutoCAD.

Gildasio Ribeiro disse...

Muito boa suas aulas! Tenho uma dúvida na questão das escalas, na aula 1 de impressão!! quando você falou que - Ajustar a escala - "Eu desenhei em metro e a minha folha esta em milimetro". esse é a dúvida, quando você fala em desenhar no model em metro quer dizer: exemplo: uma peça de 1m - digita: 1 ou você digita 1000. porque 1m é 1000mm. ou você digita tudo mesmo em mm. Esse projeto no video foi digita como? ah! você teria esse projeto em video passo - a passo. em resolução boa para vender?

Gildasio Ribeiro disse...

Muito boa mesmo suas aulas em vídeo. Tenho uma dúvida na aula de impressão 1. quando você fala sobre - "Esses escalas instalado pelo auto cad nao servem para desenho em metro". Isso que dizer que a escala são para desenho em milimetro?. Outra dúvida é sobre a afirmação que - "Porque eu desenhei em metros e a minha folha está em milimetro". A percunta é: quando se desenha em metro na digitaçao é efeito como exemplo: se tenho uma peça de 1m. você digita 1 ou 1000 no model? Já que 1m é 1000mm. ou você digita tudo em milimetro? esse projeto foi feito como - Você teria o video em boa resolução de projeto como foi feito?? quanto custa? obrigado!!

Leonardo Rabiskador disse...

Tenho um teste em uma empresa de engenharia mecânica e estava à procura de um tutorial básico em Autocad para relembrar as ferramentas, já que passei quase 5 anos sem usá-lo, substituindo-o pelo Microstation, e encontrei esta bênçao deste blog no Google.

Meus parabéns! Virei seu seguidor por ter "salvo minha vida", rs!

Daniel Canedo disse...

Valeu Prof. Alexandre. Sou iniciante no AutoCad e com base em seus vídeos ja estou executando alguns trabalhos. Parabens, são pessoas assim que fazem uma nação crescer culturalmente. Obrigado e continue assim.

genilton rodrigues disse...

eu tenho muito interesse em aprender autocad, e gostaria de informar com você, o que você me aconselharia em fazer, para que eu tivesse um aprendizado satisfatório. desde de já agradeço. muito obrigado.

Alexandre Panizza disse...

Caro Genilton, sua pergunta não é facil de responder sem te conhecer e sem saber aonde voce quer trabalhar, mas generalizando, estude geometria descritiva e desenhe o máximo que puder. Escolha desenhar coisas que voce conhecem bem, cada parte, estrutura, materiais, etc. Boa Sorte!

Unknown disse...

Obrigado por criar um blog assim.
Achei tudo que queria!

Abração!

Unknown disse...

Parabens,

Praticidade,Objetividade neste tutorial.

Claro que isso poderia ser elaborado por quem sabe.

Obrigado

Stephan disse...

Prof. Alexandre,
Estou aprendendo mto com seus vídeos, mas não consigo acha o Rcad no meu AUTOCAD 2002. Vc pode me ajudar a achar?
Um abraço

Alexandre Panizza disse...

Eu não forneço mais o Rcad. O que expliquei para o AutoCAD 2010 funciona para todos, acho que para o 2002 também.

charles disse...

Olá Alexandre Panizza suas aulas são muito boas e estou aprendendo muito com elas.
Gostaria de saber se possui algum material (vídeo aula) para mexermos com curvas de nível em loteamento para fazer cortes de ruas etc. Ex: você tem as curvas com as cotas no 2D...como passar tudo para o 3D juntamente com as ruas,calcadas etc.
Muito obrigado!

Alexandre Panizza disse...

Oi. Loteamento em 3D é bem complicado e pesado para os computadores. O AutoCAD Civil que faz este trabalho, mas não uso e nem sei usar. As vezes uso modelagem 3D para calcular volumes e projetar nos terrenos fazendo extrusão das curvar, fazendo cortes, sempre usando meu conhecimento de geometria e os comandos disponiveis. Dá pra fazer muita coisa, porém não tem regra não e tem que ser meio fanático, mas é melhor que fazer a mão.

Unknown disse...

oi sou aluna de eng civil na UFCGe pela primeira vez vou fazer uma prova no cad....sua videos-aulas estão me ajudando muito......gostaria de aprender a fazer uma planta de um edificio com 4 pavimentos.......ou pelo menos ter uma ideias......

Unknown disse...

Olá! Eu estou usando o AutoCAD 2007 e não estou conseguindo achar o mobiliario...
Como sou novo estou achando que isso deve ser algum tipo de plug-in... Estou certo?
Caso esteja errado vc poderia me ajudar a descobrir onde fica?
E muito obrigado! Estou terminando de construir a minha casa graças aos seus vídeos!!!

Alexandre Panizza disse...

Oi, é aplicativo sim. Veja o vídeo aula de 2D Blocos - Objetos diretamente no site
www.arquiteturacomcad.com.br

Francis Vieira disse...

Ola, Eu instalei o AutocaD 2010, estou começando a aprender com algumas dicas suas, mas não estou conseguindo desenhar uma planta baixa em metros, eu ponho para metro mas não fica...me ajuda ae...um abraço

Cadopolis Selected Feeds