11 de fevereiro de 2009

Impressão no AutoCAD

Costumo dizer que a impressão é um dos maiores desafios no uso pleno de um CAD por ser uma tarefa muito independente do conhecimento de fazer o desenho na tela.

Nos desenhos a mão diretamente sobre o papel, o resultado final está ali, na sua frente. No CAD não, depende de muitos ajustes para a impressão sair como você quer ou para você atingir o objetivo de apresentar um desenho impresso que atenda normas de representação gráfica técnica ou arquitetônica.

Como aprender? Imprimindo, e muito! Fazer simulações, testes são indispensáveis. Conhecer bem a impressora também, porque cada uma reage de um modo diferente.
Não tenha a ilusão que tudo vai dar certo na primeira impressão de cada trabalho. Sem muita experiência isso é praticamente um sonho, que pode se tornar pesadelo. Teste sempre antes para não ter surpresas no final.

Então vamos lá! Serão 6 vídeos sobre o assunto com configurações e Layout.

O primeiro que ensina ajustar espessuras das penas diretamente no layer e a impressão ainda no Model Space. Fazer configuração por cores, da maneira mais antiga e como ainda se usa muito, eu vou ficar devendo. Mas isso todo usuário mais experiente sabe, é fácil de aprender e não muda quase nada do que vou ensinar.

Os demais vídeos ensinam Layout, cotas, multiplas escalas, tipos de linhas, etc....

Veja depois roteiro para impressão de detalhes em escalas diferentes

Boa aula!


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 1
Impressão em Model Space


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 2
Configuração de cotas para impressão


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 3
Montagem do Layout


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 4
Impressão em duas ou mais escalas na mesma folha


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 5
Fazer margem e carimbo na folha


AutoCAD 2D - Impressão - Aula 6
Escolha de tipos de linhas e ajuste de suas escalas



Veja também roteiro para impressão de detalhes em escalas diferentes

30 comentários:

Unknown disse...

Nota Dez!
Parabens pelos videos.
Ainda não os assisti, mas só pela empreitada já vale o agradecimento.
Por Sinal, o blog esta otimo, informações valiosas! Parabens

Marcus Vinicius disse...

Muito bom esses tutoriais, é difícil achar um material tão completo assim na internet.

Marcos Braga disse...

Parabens...

tenho uma duvida.

Tem como aumentar a area de impressao da Layout

Alexandre Panizza disse...

Para aumentar o desenho troque o tamanho do papel. Se já estiver usando o A0, entre nas propriedades da impressora e crie um outro na opção custom.

Unknown disse...

Alexandre,

Valeu mesmo pelas dicas. Sou professora aqui da Uneb em Salvador e Vou colocar o endereço do seu site para os meus alunos.
Que bom encontrar material de tão boa qualidade quanto o seu.
JOsemeire Dias
www.meiredias.com

Danilo disse...

Material otimo, finalmente conseguir tirar minhas dúvidas em impressão no autocad!!!!Parabens !!!!!

beto disse...

oi alexandre excelente trabalho,tem me ajudado muito,estou começando com cad agora e tenho uma duvida, como mando um arquivo dwg por email, para a pessoa abrir com zwcad, muito obrigado, abraços
beto

Felipe Baptista disse...

Boa noite Alexandre!

Em primeiro lugar, parabéns pelas aulas, são de ótima qualidade e tem me ajudado bastante, já que sou iniciante em CAD.

Tenho algumas dúvidas, porém, não sei se aqui seria o local para colocá-las, portanto, aí vai:

- Possuo uma impressora HP Designjet 110 plus. Como adquiri a mesma a pouco tempo, ainda tenho dificuldade em imprimir arquivos que recebo no formato PDF. A impressora trabalha com folhas avulsas, e muitas vezes, as pranchas de desenho que recebo vem em tamanhos diferentes, maiores que os limites da folha que utilizo, o que faz com que a escala do desenho não fique correta ao ajustar na impressão. Tem alguma sugestão de como eu posso configurar a impressão para que eu não tenha esse problema?

-Atualmente, eu tenho um modelo específico de prancha (no model space) em que minhas impressões em formato A1 saem na escala correta. Acontece que, a fazer um desenho isométrico, preciso necessariamente utilizar o layout para criar as viewports e "unir" o desenho 2D com a vista isométrica.Quando vou escalar minha prancha para que a mesma saia no tamanho correto, encontro dificuldade, pois uso o comando Z, S e depois o fator de escala(que para 1:50 seria 20XP se não me engano.) Sei que tem erro, pois toda vez que utilizo esse comando, a prancha simplesmente some do layout, ficando muito maior do que a folha escolhida...sendo assim, acabo tendo de utilizar o zoom manual, o que não me dá a escala exata, somente uma aproximada. Gostaria de saber se pode me ajudar com isso também.

Grato pela sua atenção, mais uma vez parabéns pelo blog e obrigado pelas video-aulas.

Alexandre Panizza disse...

Felipe, No PDF, quando voce for imprimir, existe um opção de dimensionamento de página. Você tem que por nenhum e para imprimir parte do desenho, no intervalo de impressão, tem que por visualizção atual.
Para escala em isométrica é mais complicado de explicar, vou ficar devendo.
Boa Sorte!

Unknown disse...

Poxa muito bom seu trabalho.
Estou com mtas dificuldades pra usar o model layout do autocad..
mas aproveitei mto os videos e aprendi
bastante me diga uma coisa como faço pra deixar pronta a margem da folha com o carimbo qdo for utilizar o modo layout sempre estiver lá?

Alexandre Panizza disse...

Jemina, existem algumas maneiras.
Você pode:
1.salvar a folha como bloco
2.salvar um template
3.importar pelo design center
4.salvar um arquivo para sempre começar por ele.
5.importar pelo page setup manager

Unknown disse...

Muito Obrigado, Alexandre.
Tive um desafio de aprender a mexer com o AutoCad 2010, e fazer de fato uma planta para entregar à Prefeitura em uma semana. Demorei 9 dias, mas consegui, e estou muito feliz por isso. Mas posso lhe dizer que o maior desafio foi a impressao. Uma coisa é você fazer um curso, com professores ao seu lado, e outra, e' se virar sozinho aprendendo sozinho. Quando chegou na hora h, models ou layouts... que desespero, pois achei que havia feito tudo errado e que nao consegueria imprimir a planta em A0. Mas suas dicas e alternativas de se fazer a mesma coisa foram muito instrutivas e produtivas para mim. Continue este ótimo trabalho que tenha certeza, ME AJUDOU E MUITO... Parabens... Abraços...

Jorge Santos disse...

e ae panizza é o jorge seu aluno!
vou visitar muito ainda o seu site aqui! tem muita coisa boa e bem didatica! espero conseguir aprender tudo o que voce sabe! haahhaha!
valeu!
abracos

Anônimo disse...

Cara, você é o melhor professor de CAD que já vi. Tenho uma dúvida: meu autocad (2010) apresenta, na janela de configuração da folha, o A0 somente na vertical. Como faço para mudar isso?

Alexandre Panizza disse...

Você coloca na opção paisagem na configuração da folha. E' assim porque no ploter não tem como virar a folha.

Amaro disse...

Começei a me interessar pelo autocad nsse ano de 2010 e seu videos foi uma fonte de incentivo.Parabens pelo seu excelente trabalho e por se colocar a disposição para ajudar pessoas que vc nem conhece.Com certeza somos gratos e saberemos demonstrar essa gratidão.

Anônimo disse...

muito legal seu video
tenho uma duvida sobre
o video n:4 vc coloca dois desenho
2D como que faz para colocar 2D e 3D
nomes layout

Rachila disse...

Olá Alexandre,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho realizado no seu blog. Já utilizo o autocad há 5 anos, porém semana passada tive sérios problemas com a impressão. Recebi um desenho na folha A1 projetado sem escala, minha chefe me solicitou o mesmo em A3, porém ao dimensioná-lo para A3 o desenho ficou "espremido" e a altura do texto ficou milimétrica. Ao corrigir a altura do texto de forma que ficasse legível, este ficava desproporcional com os objetos do desenho. A única solução que encontrei foi redimensionar todo o desenho, aumentado objeto por objeto e com o filter configurando a nova altura de todos os textos. Entretanto esse trabalho foi extremamente manual e me exigiu muito tempo, sendo assim, gostaria de saber se em uma situação como essa existe uma outra forma de proceder?
Att, Rachila

Alexandre Panizza disse...

Oi Rachila, desenho feito em escala no CAD é um erro grave, mas o problema não foi isso. Trocar escala de impressão exige trocar a escala da simbologia. Cotas e texto é facil, como voce disse, mas os blocos não. Existem aplicativos que trocam, mas não tenho mais. Porém, nestas situações cada caso é diferente.

valsantiago disse...

Olá Alexandre, sou Valéria paisagista e quero te parabenizar pelas aulas. Tenho uma pergunta, se eu começar o trabalho em acadiso que configurações eu devo ter?

Alexandre Panizza disse...

Há varios caminhos de configuração. Uso esse porque é mais facil de ensinar nas aulas e não preciso entrar na configuração de cota na 1a aula. Na opção acadiso as cotas usadas a partir do iso-25 divida o valor usado no fit por 100 ou 120 que dá.

Saionara disse...

Alexandre obrigada pelas informações tão úteis. Poderia me sanar uma dúvida? Ultimamente depois de todas as pranchas prontas para plotar, costuma sumir o formato e viewport deixando o desenho como se estivesse solto sem os limites do formato. Tenho que montar as pranchas todas novamente pra plotá-las. Poderia me ajudar. saionaramarquesarquiteta@hotmail.com

Alexandre Panizza disse...

Oi, geralmente quando a borda da viewport some é porque voce desligou o layer na qual ela estava. Procure lá...

Rodolfo disse...

Cumprimentos pela didática e pelo excelente tutorial.

nathalia pessoa disse...

Ola,sou estudante de arquitetura e gostaria de agradecer pelo seu material explicou muito bem a plotagem era minha maior dificuldade e sua aula foi de grande ajuda =)
Grata!!!

Dalena Barbosa disse...

Você está de parabéns, fiz um curso de Auto Cad, mas só com seus vídeos aprendi a configurar página para impressão e configurar a escala.
nota DEZ.

Dalena Barbosa
São luís-Maranhão

Anônimo disse...

Meu colega salvou o trabalho em uma versão educacional do auto cad, e toda vez que preciso imprimir o trabalho dele fica nas margens escrito educational auto desk, gostaria de saber se tem como tirar esta frase das margens de impressão?

Anônimo disse...

Hi there to every one, the contents existing at
this site are really remarkable for people experience, well, keep up the good work fellows.



Feel free to surf to my weblog ... graduate certificate programs online
my page :: graduate certificate programs online

Alexandre disse...

Tudo bem? Estou com um problema no Autocad 2010 que é o seguinte: bloqueio a tela do PC quando saio para outro lugar na empresa. Quando volto e desbloqueio a tela, o desenho desaparece da tela do Autocad. Consigo escrever qualquer coisa na linha de comando lá embaixo, mas nada do desenho aparece, nem mesmo o cursor do mouse (só "specify the opposite corner" com os números). Você sabe o que pode ser isso? Valeu.

Altino Bispo disse...

Essa foi a mais importante oportunidade que já tive para me ajudar como AutoCad que muito me fascina.

Cadopolis Selected Feeds