17 de agosto de 2007

Começando em 3D

Continuando a partir do desenho da planta da publicação anterior, proponho a construção do modelo tridimensional (3D) do mesmo apartamento. O vídeo abaixo foi feito no AutoCAD 2002 usando os comandos presentes desde a versão 14 até a 2006. A partir do 2007 o ambiente 3D do AutoCAD sofreu uma grande transformação, porém é possível ainda usar o mesmo método. A posição dos comandos de criação de sólidos mudou para DRAW / MODELING e a visualização colorida deixou o nome SHADE e agora está em VISUAL STYLES.

Há ainda mais mudanças presentes nas novas versões, mas estas serão mostradas em novos vídeos, ensinando outros recursos, que pretendo criar e disponibilizar futuramente.

Assista o vídeo e veja como os trabalhos em 3D são mais fáceis do que parece.


2 de agosto de 2007

Primeiros passos com o AutoCAD 2D

Nesta postagem com conteúdo, quero oferecer o ponto de partida. Então uma pequena apostila feita para o AutoCAD 2000, mas com pequenas alterações. Fala sobre os principais comandos, a interface, arquivos e venho utilizando-a sempre em minhas aulas.

Por ser pequena e resumida, ela é fácil de usar. Abaixo o link do arquivo PDF

Link para a apostila

Depois do primeiro contato, tem outro arquivo em formato de imagem que mostra, passo a passo, a montagem de um desenho arquitetônico. A seqüência faz uma analogia ao desenho de prancheta fazendo primeiro as linhas de construção da planta e depois com o comando trim corta-se os cantos de paredes e aberturas. Se fosse no papel estaríamos usando um grafite mais grosso.

Como os vídeos 1 e 2 são com AutoCAD 2002, coloquei um novo vídeo usando outro método no AutoCAD 2010, que tem uma área de trabalho muito diferente, mas fazer como nos primeiros vídeos é mais simples, mais didático.

AutoCAD 2D Aula 1


AutoCAD 2D Aula 2


Início Planta 2D - Atualização 2010


Veja também as publicações:
Inserção de Blocos de Objetos, ajustes de Menu e seu uso com atalhos
Área de Trabalho

Cadopolis Selected Feeds