26 de março de 2010

AutoCAD Escada: Desenho 2D e Modelo 3D

Na concepção dos projetos arquitetônicos, principalmente na fase inicial da formação do arquiteto, solucionar o projeto de uma escada e desenhá-la corretamente é uma barreira importante. Hoje há aplicativos específicos para arquitetura que apresentam soluções pré-definidas que desenham escadas “automaticamente”. Coloque entre aspas porque sou um professor cauteloso quando vejo ferramentas automáticas sendo utilizadas por iniciantes sem o conhecimento consciente do resultado e dos conceitos envolvidos no processo.

Sendo assim, acredito na importância da descoberta através do desenho simples que hoje inclui modelos 3D dos CADs básicos. Ferramentas automáticas serão fundamentais quando o objetivo é produtividade e não descoberta.

Uma escada deve ser dar condições para uma pessoa subir ou descer, em muitos casos é conveniente não ocupar muito espaço, mas ao mesmo tempo ser confortável para o usuário. Existe uma fórmula para encontrarmos uma boa solução que sofre pequenas adaptações dependendo do caso, mas ela aparece na NBR 9050 que trata de acessibilidade da seguinte forma apresentando três condições:


Outro aspecto importante para a solução de escadas em dois ou mais lances é o cuidado para que todos os degraus tenham a mesma medida. Variações de nas suas dimensões podem causar desconforto ou até tropeços e acidentes. Portanto a definição do nível do piso dos patamares é decisiva para este objetivo.


Seguem os vídeos. Boa Aula!


















Cadopolis Selected Feeds